Trabalhos Científicos

Trabalhos Científicos

Data limite para envio de trabalhos: 18 de fevereiro de 2025.
Data limite para envio de trabalhos: 18 de fevereiro de 2025.

Prezado(a) Autor(a),

Antes de redigir o resumo de seu trabalho científico, leia atentamente todas as informações deste regulamento. Os resumos em não conformidade com as orientações não serão aceitos.

  1. A inscrição dos resumos deverá ser efetuada por um autor já inscrito no Congresso.
  2. Os resumos serão digitados diretamente na página do Congresso (https://www.crianca2025.com.br), opção Trabalhos Científicos - Inscreva seu Trabalho.
  3. O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o Congresso em data e horário a serem comunicados.
  4. Para efetuar a inscrição de trabalhos científicos (resumos) será necessário informar o endereço eletrônico (E-mail) e a respectiva senha de acesso de um dos autores inscritos, definidos durante o preenchimento da ficha de inscrição no congresso.
  5. Não há limite de resumos de um mesmo autor, entretanto, este só poderá apresentar até 02 trabalhos.
  6. Cada resumo poderá ter até 10 autores, sendo 1 autor principal e os demais coautores.
  7. No momento da inscrição, o autor deverá informar a sua opção de apresentação de seu trabalho na forma de exposição oral, pôster comentado ou pôster, por meio do preenchimento de campo específico na ficha de inscrição dos trabalhos científicos.
  8. Cabe à Comissão julgadora definida para este evento, avaliar os trabalhos de acordo com normas científicas específicas (com autonomia para modificar a opção de apresentação do trabalho, o que se compromete a comunicar com antecedência aos autores) e classificá-los segundo estas normas.
  9. Revisões Sistemáticas e Metanálises poderão ser submetidas, mas não serão aceitas revisões de literatura que não contemplem esta metodologia.
  10. A divulgação dos trabalhos aprovados será efetuada neste site. Os autores responsáveis pela submissão também serão notificados por email.

Da Elaboração dos Resumos

  1. O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido publicado/apresentado em qualquer outro Congresso Nacional.
  2. Escolher o eixo temático em que a proposta será submetida. No momento da análise, o avaliador poderá realizar a troca do eixo temático da proposta de trabalho.
  3. Módulos
    • Anestesiologia
    • Bioética e Humanização
    • Cirurgia Cardíaca e Cardiologia
    • Cirurgia Pediátrica
    • Enfermagem
    • Hematologia - Oncologia - Transplante de Medula Óssea
    • Ortopedia
    • Otorrinolaringologia
    • Pediatria
    • Psicologia
    • Urologia
    • Outro
  4. O texto do resumo do trabalho científico deverá ser estruturado segundo o tipo de pesquisa e contemplar os seguintes itens:
    • Trabalhos originais ou Revisões sistemáticas e Metanálises: Objetivo; Métodos; Resultados; Conclusão; Palavras-chave; Agências Financiadoras (se houver).
    • Relato de caso clínico: Introdução; Descrição do caso; Discussão e Conclusão.
  5. Em cada resumo deverá constar que o Projeto foi enviado à Comissão de Ética em Pesquisa (número do processo) e para Revisões sistemáticas, número da PROSPERO - International prospective register of systematic reviews ou da Base de Registros de Revisões da Biblioteca Cochrane.
  6. Sugere-se que os autores coloquem duas a quatro referências relevantes, relacionadas à sua apresentação e modalidade de resumo, em espaço reservado a essa finalidade, sendo que esse número de palavras não será computado ao número máximo de caracteres do resumo.
  7. O resumo deverá ter no mínimo 300 (trezentos) e no máximo 3000 (três mil) caracteres considerando os espaços, não sendo permitidos gráficos, tabelas, fórmulas, imagens, formatações, símbolos ou caracteres especiais.

Das Orientações Gerais aos Autores

  1. Não serão aceitos os resumos que contiverem a citação do nome da instituição e/ou dos autores, tanto no título quanto no resumo dos trabalhos, assim como aqueles nos quais marcas comerciais e de produtos estiverem descritos no texto.
  2. Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos/trabalhos após a conclusão do processo de envio dos trabalhos submetidos para apreciação da comissão de temas livres.
  3. A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento.
  4. A divulgação dos trabalhos aprovados será feita através do site oficial do Congresso (https://www.crianca2025.com.br), com planilhas de datas, horários e formas de apresentação.
  5. O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local, horário e forma para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
  6. Todos os trabalhos aprovados receberão certificados de apresentação no Congresso. Será emitido um certificado por trabalho, com o nome de todos os autores, na ordem informada no momento da submissão.
  7. Os autores autorizam a Comissão Organizadora do Congresso Criança 2025, e demais sociedades médicas que apoiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Das Apresentações

  1. Formato: Temas Livres: são apresentações orais realizadas em dia e horário determinados; serão limitados em dez minutos para a apresentação e cinco minutos para discussão e perguntas, a critério do coordenador da sessão. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso.
  2. Formato: Pôster Eletrônico (E-Pôster) Comentado: Os trabalhos selecionados como E-Pôster Comentado ficarão expostos sob a forma de E-pôster e serão apresentados em locais, dias e horários especialmente para tal fim. Cada expositor terá 05 minutos para sua apresentação, seguido de 05 minutos para debate com a comissão avaliadora. O autor apresentador deverá estar inscrito no Congresso.
  3. E-Pôster: Os trabalhos ficarão expostos sob a forma de E-pôster e o autor deverá estar presente no horário e dia aprovado para apresentação, quando serão realizadas visitas pelo público. O autor encarregado de apresentar o trabalho deverá estar inscrito no Congresso. Os certificados serão emitidos após a apresentação do trabalho para os comentadores.

Observação - após aprovação do trabalho no evento, os autores inscritos receberão as instruções para montar o pôster eletrônico no formato de slide em PDF e como deve ser inserido no site.

Premiação - A comissão científica escolherá as propostas que concorrerão à premiação de melhores trabalhos do evento. Os trabalhos premiados serão apresentados na sessão de encerramento do evento.